Marcelo Borba Textos Borba

#Fica PIBID – Manifestações

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi implementado em 2007 pela CAPES. O programa oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Até este ano (2016) o programa já atendeu 284 instituições de ensino superior, perfazendo 284 projetos institucionais. Em 2013, foi criado também o programa “PIBID Diversidade”, visando atingir os objetivos do PIBID no contexto da educação indígena e do campo, contando com 29 projetos.

Desde 2015 se anunciava cortes no orçamento do programa. Segundo matéria da Cartapotiguar, antes do anúncio efetivo dos cortes já ocorria má distribuição dos recursos de custeio, destinados à aquisição de alguns materiais de trabalho e passagens para eventos prejudicando algumas Universidades. Em ofício circular (2/2016-CGV/DEB/CAPES, de 18 de fevereiro último), Carlos Nobre, presidente da CAPES, sancionou o corte de mais de 45 mil bolsistas do PIBID que completassem 24 meses no programa. Não há perspectiva de substituição dos/as bolsistas excluídos/as. A decisão não é só autoritária; ela afeta de modo desigual os projetos de iniciação à docência no País. Isso compromete as atividades deste e de tantos subprojetos pelo Brasil afora, na medida em que diminui a clientela atendida (entre bolsistas e escolas) e freia os avanços obtidos com o PIBID.
Algumas manifestações que, durante esta semana, reivindicaram a manutenção dos recursos do PIBID e contra os cortes no orçamento do programa.

Fonte: http://www.cartapotiguar.com.br/2016/02/24/nota-sobre-o-futuro-do-pibid-e-a-educacao-basica-no-brasil/

Sem educação o que seríamos? #QuemLutaEduca #ficapibid #patriaeducadora #pedagogia #pibidpedagogia #unitau #taubate

A photo posted by Sabrina Casana (@sabrinacasana) on

Mobilização hoje a tarde no campo grande #mobilizapibid #ficapibid #contraoscortes #maiseducação #menoscortes

A photo posted by Pibid Artes – Ufba (@pibidartes) on

Sobre o autor | Website

Músico e educador musical natural do RS. Atualmente doutorando na UFPel.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!