Marcelo Borba Textos Borba

Flat.io – Editor de Partituras

Você conhece o serviço de edição de partituras chamado flat.io? Flat é um editor/criador de partituras de música, funciona online e, segundo seu criador, possibilita a “todo mundo ser um compositor musical fantástico”. Milhares de estudantes e professores já estão usando-o para criar suas partituras on-line de forma coletiva.

Quem já possui alguma habilidade com edição de partituras em softwares como Musescore não terá dificuldades de compreender o funcionamento do Flat. Ambos são muito semelhantes. No Flat é possível compartilhar e editar o mesmo arquivo em tempo real com várias pessoas no mesmo documento.

Esse editor de notação usa o formato MusicXML padrão, dando-lhe a oportunidade de importar facilmente trabalhos existentes e usá-los sempre que quiser. Flat dispões de uma variedade de instrumentos ou até mesmo formações orquestrais. Uma vez que a composição esta feita, você pode ouvir o seu trabalho e compartilhar em grupos ou classes. O serviço está conectado com o google classroom, serviço do google que disponibiliza salas virtuais de estudos.

Um outro recurso interessante em Flat é a opção de conectar controladores Midi externos ao editor de partituras.

O registro na plataforma pode ser feito através de sua conta no google ou facebook.

Acesse: flat.io

 

Sobre o autor | Website

Músico e educador musical natural do RS. Atualmente doutorando na UFPel.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!