Intervenção urbana: proposta de aula

Publicação de Noemi Bretas:

Olá pessoal! Compartilho com vocês minha atividade de aula sobre INTERVENÇÃO URBANA. Esta aula é parte das atividade do estágio docente no curso de licenciatura em artes visuais.

Inicialmente está o planejamento da aula e ao final produzi um breve relato sobre o encontro que aconteceu no mês de junho de 2017 e participaram alunos do 5º ano de uma escola pública da cidade de Pelotas-RS.

A aula teve o seguinte planejamento:

Tema: A intervenção artística no espaço urbano.

Conteúdos: 

  • A produção artística visual em espaços urbanos por meio da criação de uma proposta de intervenção.
  • Conhecimentos fundamentais de percepção visual ligados a cor e a forma, por intermédio da criação de cartazes, performances, desenhos e outros tipos de intervenções.
  • Reconhecimento da variedade de significados expressivos e comunicativos nas formas visuais.
  • Experimentação, investigação, utilização e capacidade de escolha de suportes, técnicas e materiais diversos, convencionais e não-convencionais, naturais e manufaturados, para realizar trabalhos.

    Objetivos da Aula

 Geral: Desenvolver a criatividade a partir da construção de um projeto de intervenção produzido a partir de sugestões definidas coletivamente.

Específicos:

    • Estimular a discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho por meio da fala, escrita e produção, mobilizando a troca de informações com os colegas.
    • Elaborar formas pessoais de registro para assimilação, sistematização e comunicação das experiências com formas visuais.
    • Reflexão sobre a possibilidade de representação e comunicação de formas visuais.
    • Utilização de materiais diversos, suportes e técnicas, explorando suas qualidades expressivas.
    • Refletir criticamente como forma de percepção do espaço ao nosso redor e de que forma a arte pode contribuir como suporte para expressão destes pensamentos.

Método:

 1º momento: Após acomodar os alunos em sala de aula, com o auxílio do data show, serão apresentadas imagens de intervenções artísticas urbanas, em diferentes localidades e contextos, a fim de possibilitar aos alunos reconhecer que a arte se expressa de diversas maneiras, que a arte contesta e protesta a partir de um processo reflexivo e criativo.

2º momento: posteriormente, será aberto espaço para que os alunos façam breves anotações e se manifestem oralmente sobre o objetivo das intervenções apresentadas. Descrevam o que eles acreditam que os artistas estavam buscando quando criaram sua arte.

3º momento: será apresentada a seguinte proposta de trabalho: os alunos reunidos em grupos, irão pensar sobre o espaço da escola, bem como o seu entorno (ruas, placas, grafites, pichação, construções, calçadas, muros, grades etc) por eles ocupados em comum. Conjuntamente, irão refletir sobre os problemas existentes nestes espaços e que merecem atenção por alguma razão. Após, devem criar um projeto de instalação que pode se dar pela criação de cartazes, placas, desenhos, esculturas, performances, utilização de materiais reaproveitados, direcionado para o local identificado pelos alunos como relevante de ser observado, justificando sua escolha.

4º momento: os grupos irão apresentar e defender seu projeto, o qual deve conter o local escolhido, de que forma irão intervir e por que da escolha feita. Ainda devem especificar qual foi a colaboração de cada um no projeto. Havendo tempo hábil e materiais disponíveis, irão começar a desenvolver seu projeto.

 

Recursos didáticos

Data show, folhas A3, jornais, revistas, papel colorido, giz de cera, lápis de cor, pastel oleoso, pastel seco, carvão, cola, tesoura e materiais reaproveitados.

 

Atividades de Avaliação:

A avaliação será realizada a partir da apresentação dos projetos artísticos dos alunos, bem como a capacidade de cada aluno identificar e argumentar criticamente os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Avaliação processual das aulas envolvendo o interesse pelo conteúdo, a participação nas atividades práticas e teóricas e a articulação perceptiva e imaginativa pessoal.

Relato sobre a atividade:

Nossa aula teve como tema principal a “intervenção urbana”. Desde o trajeto dos alunos entre escola e centro de artes, pedimos para que observassem o espaço urbano do trajeto, a rua, os detalhes artísticos da fachada do Centro de Artes, para que estas observações pudessem ser aproveitadas na atividade que iríamos propor em sala de aula.

Nosso trabalho em sala de aula iniciou com a apresentações de slides onde foi possível apresentar imagens de intervenções urbanas de diferentes artistas (várias nacionalidades).

Entendemos que dessa forma ficou mais fácil a compreensão e associação do trabalho sobre intervenção urbana com o espaço onde os alunos vivem.
Nossa proposta foi bem aceita pelas crianças. Foram produzidos desenhos e colagens sobre o tema proposto. Ao final do encontro os alunos apresentaram individualmente os seus projetos para os demais colegas.

Essa experiencia foi extremamente produtiva tanto para nós, futuras professoras, como para os alunos que através desta atividade puderam experiência uma relação diferenciada com o espaço urbano em que está inserido a escola.

Link para baixar os slides: AQUI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *