5 Jogos musicais que todo professor deveria ter

Sabemos o quanto é importante aprender música de forma agradável e divertida na sala de aula. Para que isso aconteça, os professores podem investir em jogos de memorização, jogos de perguntas e respostas, ou ainda palavras-cruzadas musicais.

Esta semana compartilhamos com vocês alguns recursos e idéias que podem ser úteis em atividades de iniciação musical na escola. Materiais que talvez colabore no planejamento de professores de música, seja na escola, em projetos sociais ou ainda em espaços não-formais de ensino musical.




Conheça o baralho musical e jogo da memória com símbolos estilizados para educação musical.

Baralho musical com figuras rítmicas, claves e notas:

baixe a imagem

Imagem do baralho musical

Baralho musical

O jogo da memória que apresentamos a seguir está disponível no blog Artes e Melodias:

Jogo da memória

Jogo da memória musical

Estas e outras cartelas de jogos musicais possíveis de se implementar na sala de aula, estão disponíveis para download no blog da professora Shirley: acesse aqui

Outras idéias:

Para completar os 5 Jogos musicais que todo professor deveria ter, disponibilizamos outras três sugestões de atividades que enriquecem o trabalho musical coletivo. Garantimos que os alunos irão gostar muito de aprender música com estas propostas.

 

Existe uma variedade de jogos, de diferentes tipos e formas. Embora não seja muito comum encontrar jogos musicais, sabemos que todo professor precisa desenvolver alternativas e adaptar os materiais disponíveis livremente na internet para sua área específica de conhecimento.  Esperamos que as opções apresentadas aqui enriqueçam ainda mais as práticas educativas e estudos musicais de nossos leitores-professores.

Grande abraço

 Esta publicação teve a colaboração dos professores de música:
Marcelo Borba: https://marceloborba.com

 

 

One comment

  • Jouhilton

    Obrigado professor Marcelo, é sempre uma satisfação muito grande poder participar deste blog.

    já estou preparando novos trabalhos ok.
    Grande abraço musical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *