Sugestões para a musicalização infantil

Sempre que possível posto algum artigo ou reflexão sobre os benefícios de tocar um instrumento musical para as crianças. Benefícios estes como: aumento da sua criatividade, inteligência, habilidades de linguagem, memória, entre outros inúmeros que irão acompanha-la a vida toda.

Como Pai , educador musical e psicopedagogo sempre recebo inúmeros emails e contatos, em sua maioria com os mesmos questionamentos ” Como sei qual o instrumento musical correto para a idade do meu filho?”

Começar a prática com um instrumento musical adequado é simples quando se tem as orientações necessárias. Mas, como sei qual o melhor instrumento musical para começar a desenvolver as habilidades de meu filho?

A criança deve se identificar com o instrumento a ser apreciado. Nesse sentido os Pais podemos observar os filhos, ver seus gostos musicais e interesses, a fim de encontrar os sons que são mais ao seu agrado.

Minhas sugestões são as seguintes:

  • Instrumentos de sopro ( a partir dos 05 anos de idade)
  • Violão (a partir de 07 anos de idade)
  • Instrumentos de percussão ( chocalhos, tambores – a partir de 0 ano de idade – bateria a partir dos 03 anos de idade)
  • O piano e guitarra ( piano – a partir de 05 anos de idade , guitarra a partir de 07 anos de idade)

A escolha de um instrumento musical

Com instrumentos de sopro como flauta , clarinete e saxofone: Desde o início de seu estudo, a criança consegue obter um som agradável, permitindo um rápido estímulo para a continuação dos estudos. Com estes instrumentos a criança desenvolve a criatividade, o senso rítmico, a disciplina, a postura, a respiração, a percepção matemática, parâmetros sonoros. Destaque para a parte melódica.

Violão: o estudante desenvolve a lateralidade e promove a aprendizagem rápida quanto aos estudos sobre estruturas melódicas, harmônicas e rítmicas, uma vez que se trabalha todos os parâmetros musicais.

Destaque para o desenvolvimento de habilidades como liderança, criatividade, desinibição e a disciplina em atividades que envolvem o cantar.

Instrumentos de percussão: Para tocar os instrumentos de percussão é sempre observado a ênfase no senso de rítmico. Como chocalhos, o tambor e futuramente a bateria (a partir dos 03 anos de idade) , trabalham desenvolver e aprimorar reflexos, movimentos ágeis e é extremamente necessário uma boa coordenação motora e concentração. Destaque para a criatividade, reflexos, liderança e disciplina. São Instrumentos ideais para crianças ativas que precisam gastar muita energia.

O piano é um dos instrumentos musicais em que se podem trabalhar todos os parâmetros musicais, além de desenvolver inúmeras habilidades em todas as áreas cerebrais da criança, porém são necessárias muitas horas de prática, determinação, disciplina, direção e de excelente coordenação das duas mãos.

O acompanhamento dos Pais no processo de aprendizagem é fundamental. Destaque para o desenvolvimento de habilidades como: Liderança, criatividade, disciplina, senso crítico aumentado, autoconfiança, lateralidade e percepções.

A guitarra é um instrumento musical muito atraente para muitas crianças, pois tem um som muito bom. Tocar esse instrumento requer inteligência, perseverança, certa introversão e principalmente criatividade. Destaque para o desenvolvimento de habilidades como: Liderança, criatividade, disciplina, senso crítico, autoconfiança, lateralidade e percepções.

O melhor instrumento musical para crianças será aquele que a faz sentir-se mais à vontade. Basta ouvi-la quanto a suas expressões, mesmo que dentro de pouco tempo a criança queira mudar e experimentar outros tipos de sons e instrumentos musicais. Não podemos esquecer que a criança está em total processo de curiosidade e aprendizagem e ela sem dúvida irá querer explorar todos os tipos de sons disponíveis ao seu alcance para depois escolher com a ajuda dos Pais e orientadores qual será o melhor para se habilitar.

Abraço

Link do perfil do autor nas redes sociais: https://www.facebook.com/Prof.MarcosLSouza

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.