Os Benefícios da música para a criança

Artigo do prof. Marcos L Souza “ Escritor – Pedagogo – Psicopedagogo – Pós graduado em Educação musical e mestre em filosofia.

A música é uma importantíssima ferramenta de socialização e intervenção no campo pedagógico e psicopedagógico. A prática musical promove maior maturação em áreas do cérebro relacionadas às habilidades linguísticas, organização, memória e processamento. A música beneficia diretamente na fala, através das músicas infantis como “roda-roda”, “o sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.

A música trata de elementos como a contagem de tempo e trabalha o raciocínio lógico, habilidades muito utilizadas no ensino da matemática. Um dos principais exercícios musicais é a percepção e o aprendizado de escalas, para isso, o aluno precisa saber diferenciar um tom de um semitom, uma oitava de uma corda solta. E isso também é pura matemática.

A prática educativa associada à linguagem musical apresenta relevantes desenvolvimentos no aspecto de conteúdo, cognição e interação entre crianças, além de exercer papel de mediador. A teoria das inteligências múltiplas consideram a música como uma delas. Além de todos estes benefícios citados acima, a musicalização infantil é mais do que simplesmente ensinar a prática musical, é tornar o indivíduo um apreciador não apenas na área musical mais em todas as áreas de sua vida, possibilitando ao mesmo alcançar benefícios para seu bem estar físico, mental e espiritual.

Prof. Marcos L Souza .

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!