Artes

Tarsila do Amaral: Urutu

A obra Urutu apresenta símbolos muito importantes para o movimento artístico Brasileiro, em especial a Antropofagia. Em 1920, Tarsila do Amaral foi a Paris estudar pintura e escultura e conviveu com grandes artistas dessa época.

A obra Urutu apresenta símbolos muito importantes para o movimento artístico Brasileiro, em especial a Antropofagia. Em 1920, Tarsila do Amaral foi a Paris estudar pintura e escultura e conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna (1922) acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Urutu – Tarsila do Amaral

Segundo o movimento antropofágico, a arte brasileira não deveria ignorar a cultura estrangeira, mas também não deveria imitá-la. Logo, a arte internacional seria base e inspiração para a arte brasileira. A cobra grande apresentada no quadro de Tarsila é um bicho que assusta e que tem o poder de “deglutição”. A partir de então, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo. A combinação do poder de deglutição com o surgimento de uma novidade caracteriza o movimento modernista. Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade (com que namorava nessa época), Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado.

Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).

Proposta de atividade: Interpretação de Texto

  • O que o Movimento Antropofágico dizia sobre a Arte Brasileira?
  • Quanto tempo durou o “Movimento Pau Brasil”?
  • O Grupo dos Cinco era composto por quais artistas?
  • O que significa a obra “Urutu”?
  • O que Tarsila do Amaral foi fazer em Paris em 1920?
  • O que a obra “Urutu” apresenta?
  • Qual foi a pintura que a artista fez em 1925?
  • Quais eram as características de suas pinturas?

Vamos criar uma música para o quadro Urutu? Veja um exemplo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!